Localização do Perracine


Vila Perracine ou Vila Perracini é um bairro do município de Poá, no estado de São Paulo, sendo região metropolitana de São Paulo, localizado na região do Alto Tietê.

Chamado apenas de Perracini é um bairro que fica próximo ao centro do município, possui duas linhas de ônibus, uma municipal, e outra intermunicipal que passa pelo local e vai até o município de Mogi das Cruzes. A linha é operada pelo Consórcio Unileste por intermédio da empresa CS Brasil. É limítrofe com Ferraz de Vasconcelos e sua principal via é a Avenida Clemente Cunha Ferreira que liga o bairro ao centro do município.

Poá 
É um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado na mesorregião metropolitana de São Paulo e na microrregião de Mogi das Cruzes. A população em 2010 segundo o Censo demográfico é 106.033 habitantes e a área é de 17 km², o que resulta numa densidade demográfica de 6.627,06 hab/km². É considerada uma estância  e turística.

Região Metropolitana – O que é?
A Região Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Grande São Paulo, reúne 39 municípios do estado de São Paulo em intenso processo de conurbação. O termo refere-se à extensão da capital paulista, formando com seus municípios lindeiros uma mancha urbana contínua.
São Paulo é a sexta cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com 20 309 647 habitantes, é a terceira região metropolitana mais populosa do mundo.

Outras regiões próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas, Santos e São José dos Campos; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Expandido – ultrapassa 31,5 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro, sendo a segunda macro-metrópole mais populosa do mundo, superada apenas por Tokio que alcançou a marca dos 37 milhões de habitantes.

As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios, que juntos abrigam 12% da população brasileira.

E o que é e onde fica o Alto Tietê?
Região do Alto Tietê, é a denominação aplicada aos municípios localizados na região da nascente do Rio Tietê. São eles: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano, totalizando 1.511.078 habitantes. A região recebe esse nome por causa da localização geográfica das cidades.

O Rio Tietê nasce no município de Salesópolis e percorre parte desses municípios antes de chegar a Capital.

O Alto Tietê possui uma produção variada e riquíssima, que vai desde artigos manufaturados até verduras e legumes, passando pelas flores e pela água que abastece milhares de pessoas na região e na Zona leste de São Paulo. Na região há pólos industriais e estância turística, que é a Estância Hidromineral de Poá .

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário